Quadros físicos com post-its ou quadros virtuais?

Um de nossos objetivos, nesse momento, é  melhorar a comunicação, compartilhando a visão do nosso fluxo de trabalho com a empresa inteira. Nesse post, falo de nossas conclusões sobre a adoção de quadros físicos e virtuais.

NOTA DO ELEMAR: Este é mais um post do Fernando Neiva. Novamente, sou apenas Editor.

Momento #1 – Quando queríamos ser apenas virtuais

Começamos nossa aventura com kanban usando TFS, Jira e Trello.

  • TFS, para gestão do desenvolvimento do software e priorizações pela área de negócios;
  • Jira, como mecanismo para que nossos usuários reportassem bugs;
  • Trello, sincronizado com TFS, como mecanismo de acompanhamento remoto para o Elemar.

Tínhamos a percepção de que seria retrabalho manter um controle virtual e outro físico (quadro com post-its). Por sermos uma empresa de tecnologia, parte do nosso time entendia que não faria sentido manter um painel fixado na parede.

Momento #2 – A adoção de um painel físico

Nos comentários do post anterior, Hugo Estevam (conhecido do Elemar e praticante experiente de agilidade) compartilhou conosco alguns benefícios de um quadro físico, com post-its de verdade, que estava obtendo na empresa onde trabalha. Após alguma reflexão, decidimos que seria oportuno experimentar.

Agora, mantemos quadros virtuais, no TFS, e outros físicos, com post-its, nas salas, junto aos times. Nossa percepção é que, de fato, as duas abordagens são complementares, cada uma contribuindo em determinados aspectos.

O melhor nas duas abordagens

Percebemos que o quadro kanban virtual …

  • Simplifica a geração e controle de métricas
  • Melhora a gerência de configuração relacionando as atividades ao código
  • Facilita a consulta dos detalhamentos das necessidades e regras de negócio relacionadas a cada item
  • Facilita a comunicação com times distribuídos (lembrando que o Elemar, por exemplo, fica com a gente apenas uma semana por mês)

Já o quadro kanban físico, com Post-its…

  • Gera impacto psicológico positivo no time (tema para outro post)
  • Dá um retrato instantâneo, simples de perceber, de como está o ritmo de trabalho
  • Incentiva o envolvimento de outras áreas

O que vamos experimentar agora…

Inicialmente, buscamos uma abordagem simples, de menor impacto. Por isso, começamos escrevendo nos post-its apenas o código do item no TFS (o código de cores indica que tipo da atividade). Entretanto, acreditamos que vale a pena inserir uma breve descrição.

Afinal, físico ou virtual?

Para nós, por enquanto, a resposta é físico E virtual. Mas, sabemos que estamos apenas começando.  Adoraríamos saber sobre sua experiência.

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Last year, Mario Fusco wrote a blog post series questioning the way Java developers are implementing the Gang of Four (GoF) patterns....
Hoje completo 39 anos! Estou em Uberlândia, em um hotel, descansando após um dia de muito trabalho (e um bocado...
Comunidades técnicas são sistemas complexos! Assim, não podem ser transformadas de maneira prescritiva. Não é razoável esperar que os comportamentos...
I spent the last week talking about RavenDB in San Francisco. By the way, version 4 is out. Also, I...
Retomar em plenitude todas as atividades econômicas, aumentando o risco de contágio pelo novo coronavírus e, eventualmente, sacrificar uma parcela...
Tentando ser “Júnior” Minha carreira como amador remunerado em programação começou em 1992. Eu tinha quase 13 anos e era...
Oferta de pré-venda!

Mentoria em
Arquitetura de Software

Práticas, padrões & técnicas para Arquitetura de Software, de maneira efetiva, com base em cenários reais para profissionais envolvidos no projeto e implantação de software.

× Precisa de ajuda?