Outro dia, meu amigo Giovanni Bassi compartilhou o seguinte tuíte:
Ele e eu concordamos em discordar muitas vezes. Esta é mais uma dessas ocasiões.
A parte em que concordamos (eu acho!)
A Hibernating Rhinos usa KnockoutJS. A Red Hat e a Google ainda usam GWT. O Windows ainda opera com COM+ (aliás, quase tudo da Microsoft). São empresas menos interessantes? Claro que não!
Para mim, desenvolvedores bons deveriam se preocupar com qualidade do código muito antes de se preocupar com o uso do framework A ou framework B. Aliás, eles se preocupam. Não?
A boa notícia de focar em qualidade do código é que ela não depende (há quem discorde) do negócio. Depende só do time!
A parte em que não concordamos
Eu entendo que toda nova tecnologia tem que gerar resultado mensurável para o negócio. Caso contrário, é apenas custo.
Há benefícios que o “negócio” não percebe? Pois bem, não estamos sendo felizes em demonstrar esse valor.
O que eu penso
[tweet]Para ser sustentável, tecnologia tem que ter bom ROI[/tweet]. Isso, infelizmente, muitas vezes, não acontece em passo tão acelerado quanto o do surgimento de novas tecnologias. (pense, por exemplo, na frustração de quem investiu pesado no desenvolvimento de um sistema usando MVC para entender, meses depois, que o “certo” seria ter usado WebAPI porque “o browser é o rei”)
Quer usar uma tecnologia nova? Tudo bem. Nunca esqueça entretanto que, no final do dia, alguém tem que pagar a conta. Minha sugestão: não os deixem falando sozinhos em uma sala. DEMONSTRE VALOR!
Somos stakeholders, sim! Entretanto, nunca esqueça que toda iniciativa precisa de sponsors.
Em tempo, também discordo muitas vezes do que o Uncle Bob fala mas, há algum tempo, ele escreveu um texto que serve como ótima reflexão.