Lançando Exception quando Dispose não é chamado

Ao utilizar recursos não gerenciados, em .NET, precisamos garantir que estes sejam devidamente liberados. Para isso, quando criamos classes que alocam tais recursos, implementamos a interface IDisposable. Caberá ao programador que consome essa classe chamar o método Dispose que irá liberar tais recursos.

Infelizmente, muitas vezes, os programadores que consomem classes que alocam recursos não gerenciados esquecem de chamar o método Dispose. Assim, alguns recursos não gerenciados acabam pendurados por nossa aplicação gerando erros difíceis de identificar e corrigir. Uma abordagem interessante para minimizar esse risco é implementada a seguir:

using System;
using static System.Console;
class Program
{
    static void Main(string[] args)
    {
        var n = new DisposableObject();
        n.SayHello();
        //n.Dispose();
        WriteLine("Done!");
    }
}

class DisposableObject : IDisposable
{
    public void SayHello() => WriteLine("Hello!");

    ~DisposableObject() =>
        throw new InvalidOperationException($"{nameof(DisposableObject)}.{nameof(Dispose)}() not called.");
    
    public void Dispose()
    {
        GC.SuppressFinalize(this);
        WriteLine("Dispose was called.");
    }
}

Aqui, o destrutor irá lançar uma exception sempre que evocado. O destrutor, por padrão, é chamado pelo Garbage Collector no momento que o objeto está sendo retirado da memória. O que fizemos é desativar essa chamada quando o método Dispose é acionado. Dessa forma, a exceção será lançada apenas se o método Dispose não for chamado.

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Há alguns anos, Alistair Cockburn propôs um padrão bem interessante. Citando suas palavras, a ideia central é: Permitir que a interação com uma aplicação seja idência...
Outro dia, tive o prazer de trocar ideias com um pessoal super interessante sobre microsserviços. Esse bate-papo ficou registrado em...
Gosto bastante da abordagem de Caitie McCaffrey para explicar sagas. Neste post, me inspiro na linha de raciocínio dela para...
Uma das causas mais comuns para problemas de performance em .NET é o descuido com o Garbage Collector. Mesmo funções...
Sometimes it is not enough to know if two strings are equals or not. Instead, we need to get an...
In these days, performance is a feature! So, you should start, right now, to refactor your code to achieve better...
Oferta de pré-venda!

Mentoria em
Arquitetura de Software

Práticas, padrões & técnicas para Arquitetura de Software, de maneira efetiva, com base em cenários reais para profissionais envolvidos no projeto e implantação de software.

× Precisa de ajuda?