O que é e para que serve o C4 Model?

A ausência de padrões leves para externar (seja para documentação ou na elaboração) a arquitetura de um software sempre é um dos maiores desafios que encontro em minhas consultorias.

Representações exóticas, pouco expressivas e com significado difícil de determinar são bem comuns.

C4 Model tem se apresentado como uma excelente alternativa para resolver esse problema.

O que é?

C4 Model é um combinado de método (leve) e linguagem gráfica, concebidos por Simon Brown, para representar arquitetura de software, tanto para concepção quanto para documentação.

O nome C4 vem dos quatro “níveis” de diagrama propostos pelo autor.

  1. Contexto
  2. Containers
  3. Componentes
  4. Classes/Código

Todos os níveis estão relacionados. O nível de Containers é derivado do Contexto; Componentes é derivado de Containers; Classes é derivado de Componentes.

A construção dos diagramas conforme prescrito no C4 Model permite que você consiga ter uma linguagem consistente, em quatro níveis de detalhe, conforme a necessidade (e o stakeholder).

Para que serve?

Como já destacado, C4 Model é uma proposta para padronizar de forma coerente e eficiente a representação da arquitetura de um software.

Os diagramas do C4 Model facilitam a comunicação entre todos os envolvidos no projeto do software.

Cenas dos próximos capítulos

Se você ainda não conhece o C4 model, recomendo fortemente que acesse o site oficial.

Nos próximos posts, vou compartilhar um pouco mais sobre como o C4 Model tem me ajudado em minhas atividades de consultoria. Também vou compartilhar algumas lições aprendidas.

O que você acha do C4 Model? Vê alguma restrição para sua adoção? O que tem usado para documentar a arquitetura de software em seus projetos.

Quer ser notificado para novas publicações, assine a newsletter no formulário abaixo.

Compartilhe este insight:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

O ano era 2001 ou 2002. Não lembro ao certo. Eu era um jovem programador, pai recente, tentando “encontrar meu...
Expressões regulares são fantásticas. Entretanto, precisam ser utilizadas com moderação pois podem impactar de forma perceptível a performance. A expressão...
Some years ago, Alistair Cockburn proposed this interesting pattern. Quoting his words, the primary intent is: Allow an application to...
Gosto bastante da abordagem de Caitie McCaffrey para explicar sagas. Neste post, me inspiro na linha de raciocínio dela para...
Neste post, vou compartilhar como dar os primeiros passos com OpenCV, rapidamente, usando Visual Studio 2017 e VcPkg. O que...
In these days, performance is a feature! So, you should start, right now, to refactor your code to achieve better...