Você é o ÚNICO responsável pela qualidade do código que produz!

Publicado originalmente em meu linkedin

Se há algo que aprendi, tanto academicamente quanto empiricamente, é que a motivação é intrínseca ao indivíduo. Ou seja, fatores externos podem, no máximo, criar a condição favorável (ou desfavorável) para que você se sinta (des)motivado.

Como programadores, escrevemos código. Esta é parte significativa do nosso trabalho. Todos deveríamos saber fazer isso. Concorda?

Código de qualidade, limpo e expressivo, é o resultado da produção de um bom programador. Um programador que se importa (motivado) sempre escreve o melhor código (que consegue). Se assume uma dívida técnica, trata de pagar a mesma no menor prazo possível. Afinal, essa é a sua responsabilidade e isso é intransferível.

A qualidade do código de um programador não pode ser, definitivamente, influenciada por fatores externos. Código bom é mérito do programador! Código ruim, TAMBÉM.

As dívidas técnicas que você assume, programando, são suas. Não são do seu gerente, analista, Scrum Master, Product Owner, ou qualquer espécie exótica que podemos encontrar no universo corporativo.

Se você não escreve testes de unidade, é uma decisão SUA! Se o seu código está bagunçado, é uma decisão SUA!  Se o nível de acoplamento está alto, é uma decisão SUA!

Se um ambiente medíocre faz com que seu trabalho fique medíocre. Desculpe informar, mas, você é tão medíocre quanto seu ambiente.

Como categoria, temos que parar de arrumar fracas desculpas para nossos desempenhos fracos. Sempre disse e repito: “Não podemos terceirizar a gestão de nossas carreiras”. Da mesma forma, não podemos “delargar” para os outros a responsabilidade pelo trabalho que realizamos.

Seu código não estar fazendo o que o cliente precisa pode até ser, em alguns casos,  responsabilidade do contexto. Entretanto, a forma como esse código está escrito é responsabilidade intransferivelmente sua.

Não concorda?! Comente e discutimos.

Capa: Jefferson Santos

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Não são raros os casos onde a distância entre um “desejo” e a “realização” é a “tentativa”. Ou seja, partindo...
No meu tempo absolutamente livre – quando não estou trabalhando, estudando ou aproveitando com a família – tenho jogado Mario...
To write parallel code is not a trivial task. There are details to consider and rules to observe. Could you...
Parsing large files is a recurring and challenging task. Right? It is too easy to write slow code that consumes...
Há tempos, venho pensando sobre “mérito”. Superficialmente, quanto dos meus resultados, positivos e negativos, se devem exclusivamente a mim? Descartando...
In the previous post, I mentioned Mario Fusco who wrote a blog post series questioning the way Java developers are...
Oferta de pré-venda!

Mentoria em
Arquitetura de Software

Práticas, padrões & técnicas para Arquitetura de Software, de maneira efetiva, com base em cenários reais para profissionais envolvidos no projeto e implantação de software.

× Precisa de ajuda?