Reconhecimento vs Convencimento

Minha opção para “vender” os meus serviços, bem como os da EximiaCo, sempre foi buscar o reconhecimento, no lugar do convencimento. Ou seja, no lugar de abordar clientes ativamente, novos ou da base, indicando o que podemos fazer, produzimos conteúdo relevante, de maneira consistente, destacando nossas capacidades. Além disso, tentamos fazer com que esse conteúdo “atinja” tomadores de decisão ou influenciadores.

Acreditamos que quando clientes em potencial tiverem problemas relacionados com nossas competências, vão nos procurar por reconhecer que conseguimos fazer o que precisa ser feito. Somos “comprados”, não “vendidos”.

Essa forma de pensar vendas é uma das motivações para a produção e o compartilhamento de tantos conteúdos para os canais EximiaCo.com, voltado para executivos e tomadores de decisão, EximiaCo.tech, direcionado para profissionais de áreas de tecnologia e, finalmente, EximiaCo.ms, que mostra uma perspectiva diferente sobre como gerar valor a partir das soluções tecnológicas fornecidas pela Microsoft. Mais recentemente, também, para a produção do podcast “Drops da EximiaCo”, disponível nas principais plataformas.

Em todo conteúdo que compartilhamos, buscamos reforçar nosso posicionamento e nossos diferenciais. De fato, nossa especialidade é tecnologia, mas, também, temos compromisso em sempre gerar valor para o negócio. Assim, quem nos contrata sabe que está “levando para casa” gente que vai indicar a “tecnologia ou técnica da moda”, mas apenas se ela fizer diferença nos resultados.

São bons exemplos desse jeito de fazer as coisas, por exemplo, nossa defesa pública de que testes automatizados são importantes, mas, se não forem bem feitos, são apenas custo. Ou ainda, nosso indicativo de que nem tudo que parece dívida técnica, de fato, é e que elas devem ser priorizadas como se tempo e dinheiro fossem importantes.

As vezes, adotamos uma linha de argumentação mais aguda e acabamos gerando algum desconforto, como quando, por exemplo, questionamos se nós, profissionais de TI, estamos dando devida atenção as “coisas certas”. Ou ainda, quando destacamos que as dificuldades do trabalho remoto são, em grande parte, falta de competência da gestão. Em qualquer caso, faz parte do nosso compromisso sermos vocais sobre tudo, nos contextos em que atuamos, que puder fazer a diferença.

O efeito colateral positivo de nossa estratégia comercial é a geração de conteúdo relevante que, segundo feedback que recebemos, ajuda a comunidade. Acabamos inspirando, indiretamente, profissionais em empresas que não são, nem serão, nossas clientes. Entretanto, isso tem extremo valor pois nos ajuda a cumprir nosso papel social.

Cada novo membro da EximiaCo, agrega quantidade substancial de potencialidade. Cada vez mais, além de mim, gente inteligente compartilha mais insights. Recentemente, por exemplo, recomendamos práticas para gestão efetiva do trabalho remoto, reconhecemos Shadow IT como um “mal necessário”, vimos uso criativo de tecnologias de IoT para propósitos diversos, além de propor alternativas para transformar o relacionamento com clientes.

Quando ainda era empregado, sempre acreditei na estratégia de “fazer por merecer para, então, pedir aumento”, nunca o contrário. Penso que é mais fácil brigar por algo que, reconhecidamente, mereço do que “forçar a barra” para convencer alguém de que posso fazer mais. Como empresário, sigo esse mesmo raciocínio.

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Sometimes we want to write functions that may not always return a result. In these cases we can use the...
Expressões regulares são fantásticas. Entretanto, precisam ser utilizadas com moderação pois podem impactar de forma perceptível a performance. A expressão...
A ausência de padrões leves para externar (seja para documentação ou na elaboração) a arquitetura de um software sempre é...
Publicado originalmente no meu blog em 2011 (infelizmente, este conteúdo não está mais disponível). Também publiquei no Linkedin. A publicação...
Há muitos anos, tinha o hábito de fazer elogios públicos a tudo que achava que estava sendo bem-feito. Achava honestamente...
Compete ao arquiteto corporativo a responsabilidade de descrever, analisar e comunicar os diversos aspectos da arquitetura corporativa, bem como registrar...

Curso Reputação e Marketing Pessoal

Masterclasses

01

Introdução do curso

02

Por que sua “reputação” é importante?

03

Como você se apresenta?

04

Como você apresenta suas ideias?

05

Como usar Storytelling?

06

Você tem uma dor? Eu tenho o alívio!

07

Escrita efetiva para não escritores

08

Como aumentar (e manter) sua audiência?

09

Gatilhos! Gatilhos!

10

Triple Threat: Domine Produto, Embalagem e Distribuição

11

Estratégias Vencedoras: Desbloqueie o Poder da Teoria dos Jogos

12

Análise SWOT de sua marca pessoal

13

Soterrado por informações? Aprenda a fazer gestão do conhecimento pessoal, do jeito certo

14

Vendo além do óbvio com a Pentad de Burkle

15

Construindo Reputação através de Métricas: A Arte de Alinhar Expectativas com Lag e Lead Measures

16

A Tríade da Liderança: Navegando entre Líder, Liderado e Contexto no Mundo do Marketing Pessoal

17

Análise PESTEL para Marketing Pessoal

18

Canvas de Proposta de Valor para Marca Pessoal

19

Método OKR para Objetivos Pessoais

20

Análise de Competências de Gallup

21

Feedback 360 Graus para Autoavaliação

22

Modelo de Cinco Forças de Porter

23

Estratégia Blue Ocean para Diferenciação Pessoal

24

Análise de Tendências para Previsão de Mercado

25

Design Thinking para Inovação Pessoal

26

Metodologia Agile para Desenvolvimento Pessoal

27

Análise de Redes Sociais para Ampliar Conexões

Lições complementares

28

Apresentando-se do Jeito Certo

29

O mercado remunera raridade? Como evidenciar a sua?

30

O que pode estar te impedindo de ter sucesso

Recomendações de Leituras

31

Aprendendo a qualificar sua reputação do jeito certo

32

Quem é você?

33

Qual a sua “IDEIA”?

34

StoryTelling

35

Você tem uma dor? Eu tenho o alívio!

36

Escrita efetiva para não escritores

37

Gatilhos!

38

Triple Threat: Domine Produto, Embalagem e Distribuição

39

Estratégias Vencedoras: Desbloqueie o Poder da Teoria do Jogos

40

Análise SWOT de sua marca pessoal

Inscrição realizada com sucesso!

No dia da masterclass você receberá um e-mail com um link para acompanhar a aula ao vivo. Até lá!

A sua subscrição foi enviada com sucesso!

Aguarde, em breve entraremos em contato com você para lhe fornecer mais informações sobre como participar da mentoria.

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?