O coronavírus explicita os pecados da “centralização” (aka “especialização mal feita”)

O banco onde sou correntista está demorando mais para processar recebimentos do que o usual. Ao conversar com meu gerente, entendi que o problema é que a operação demanda ação do escritório de São Paulo. Infelizmente, este escritório está sobrecarregado em função das modificações de funcionamento causadas pelo novo coronavírus.

Um dos jornais que mais gosto, devidamente assinado via App Store da Apple, parou de funcionar desde a última atualização do aplicativo. Parece que fui sorteado com um “bug surpresa”! Pedi ajuda ao suporte e fui informado que terei de esperar mais do que o usual. Afinal, o “suporte nível 2” está sobrecarregado em função das modificações de funcionamento causadas pelo novo coronavírus.

Requisitei informações da minha empresa, a EximiaCo, ao escritório de contabilidade. Parece que o setor responsável pelo atendimento da minha requisição está trabalhando em horário reduzido em função do novo coronavírus.

Um de meus clientes, no afim de reduzir custos, criou um CSC – centro de serviços compartilhados – para especializar atividades operacionais, maximizando eficiência. Infelizmente, esse CSC não consegue cumprir bem atividades de maneira remota. Tudo está parando, em função do novo coronavírus.

Nosso ministro da saúde falou sobre a dificuldade de adquirir equipamentos médicos. Segundo ele, como todo mundo compra da China, a capacidade do fornecedor não é suficiente para atender a demanda. Não temos equipamentos porque há demanda excedente causada pela novo coronavírus.

Especializar, com frequência, reduz custos. No lugar de deixar “todo mundo fazendo tudo”, geralmente, é barato ter “núcleos especialistas” para determinadas atividades. O problema é que a “especialização”, quase sempre, resulta em “centralização”. Neste aspecto, especializar é um problema! A centralização introduz pontos de falha que fragilizam o sistema. Em situações normais, especialização gera economia. Em situações de exceção, tudo para!

A culpa, senhores, não é do novo coronavírus. Mas, sim, da “especialização” mal feita, simploriamente implementada com práticas de “centralização”.

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Neste post, vamos escrever um Storage Provider para ASP.NET Core Identity, do zero, utilizando RavenDB como mecanismo de persistência. O...
Em minhas consultorias, quando questionado sobre escalabilidade, recorro sempre ao scale cube, compartilhado no excelente livro “The Art of Scalability”,...
A aquisição de novos clientes é importante para o crescimento. Entretanto, a manutenção dos clientes atuais tende a ser mais...
Most of my client’s applications code is for parsing, caching, storing, aggregating, protecting and sharing data! It is not the...
I’ve been spending some time learning from the “Designing Data-Intensive Applications” book. I am reading it for the third time,...
Há quase um mês, resolvi intensificar a comunicação da EximiaCo, dessa vez, em um canal dedicado ao público técnico, no...
Masterclass

O Poder do Metamodelo para Profissionais Técnicos Avançarem

Nesta masterclass aberta ao público, vamos explorar como o Metamodelo para a Criação, desenvolvido por Elemar Júnior, pode ser uma ferramenta poderosa para alavancar sua carreira técnica em TI.

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?