Know-why > Know-how

Há muito valor em saber como fazer as coisas. Entretanto, antes, é preciso saber o porquê.

Conheço excelentes profissionais, profundos conhecedores de ferramentas e frameworks, que se convertem em referências técnicas para seus pares e, sem dúvidas, agregam valor com seus trabalhos. Entretanto, esses mesmos profissionais, quando chamados para apoiar em uma tomada de decisão mais próxima da estratégia, acabam limitados pelo que sabem.

O interesse desproporcionalmente maior pelo know-how em comparação ao know-why leva bons técnicos a se transformarem em “papagaios de gurus”, dando justificativas requentadas para fazerem as coisas da forma que fazem.

Como escrever testes automatizados?” dá segurança para que um profissional escreva testes de qualidade. “Por que escrever testes automatizados?” motiva o time e a empresa a implementar testes do jeito certo, para as coisas certas.

Como implementar microsserviços?” garante que não se desperdice recursos ingenuamente. “Por que implementar microsserviços?” ajuda a organização a decidir se há justificativas para tamanha complexidade e quais benefícios de negócio podem ser esperados.

Como desenvolver uma aplicação cloud-ready?” é premissa para construir aplicações escaláveis. “Por que desenvolver uma solução cloud-ready?” prepara a empresa para criação de modelos de negócios exponenciais.

Certamente, know-how ajuda na empregabilidade. Know-why é fundamento para a diferenciação.

Know-how, eventualmente, habilita tática. Know-why é a base para a estratégia.

Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é apenas ruído antes da derrota.

Sun Tzu

Invariavelmente, quem tem know-why, lidera. Quem tem apenas know-how, geralmente segue!

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Write code is not a simple task. It is easy to make mistakes that result in bad performance. The last...
Outro dia, meu amigo Giovanni Bassi compartilhou o seguinte tuíte: Ele e eu concordamos em discordar muitas vezes. Esta é...
Are you interested to know more about the internals of the .NET Runtime? So you should spend some time reading...
Software em funcionamento é mais relevante que documentação abrangente. Concordo com esse princípio expresso no manifesto ágil. Entretanto, acho que...
When designing systems that need to scale you always need to remember that [tweet]more computing power does not necessarily mean...
Este post é uma releitura de um que havia escrito, em 2016, e que se perdeu no “reboot” do blog....
Masterclass

O Poder do Metamodelo para Profissionais Técnicos Avançarem

Nesta masterclass aberta ao público, vamos explorar como o Metamodelo para a Criação, desenvolvido por Elemar Júnior, pode ser uma ferramenta poderosa para alavancar sua carreira técnica em TI.

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?