Para quem o CIO de sua empresa responde?

Há uma íntima relação entre a posição da TI dentro das organizações e os resultados que ela consegue gerar. Não faz muito tempo, TI era percebida apenas como centro de custo, depois passou a ser percebida como asset, mais tarde como partner e, finalmente, como enabler para os negócios. A evolução da TI dentro das organizações tem forte correlação com “para quem” o CIO reporta.

Quando o CIO reporta para o CFO, geralmente, a TI é percebida como centro de custo. Logo, o foco é reduzir custos, muitas vezes com ações reativas, recorrendo à outsourcing até mesmo para atividades core.

Se o CIO reporta para o COO, então, as chances são grandes de que a TI seja percebida como um asset (ativo). Dessa forma, o foco é o uso harmonizado e racional por toda a organização, buscando economia de escala sem, necessariamente, criar diferenciais competitivos através do aproveitamento de oportunidades únicas.

Quando o CIO reporta para o CDO (chief digital officer), então, provavelmente, a TI é percebida como “parceira” para os negócios. Logo, o foco é a geração de mais valor para o negócio, buscando concentrar talentos dentro de casa, como forma de construir diferenciais. Empresas assim tem como ênfase construir o diferencial e buscar “na prateleira” apenas o que for commodity.

Finalmente, quando o CIO reporta para o CEO, então, a TI é percebida como enabler (facilitadora) pois, provavelmente há a consciência de que TI e negócio são a mesma coisa. Quando isso acontece, e somente nesses casos, o foco da TI é velocidade e inovação.

Em um mundo cada vez mais ágil e digital, qual deveria ser o papel do TI em sua empresa? Para quem o CIO deveria responder?
0
Considerações?x

Compartilhe este insight:

Comentários

Participe deixando seu comentário sobre este vídeo a seguir:

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks interativos
Ver todos os comentários

Este site é protegido por reCAPTCHA e Google – Política de Privacidade e Termos de serviço.

ElemarJúnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Insights e provocações sobre tecnologia e negócios. Conteúdo fora do “lugar comum” para quem gosta de pensar “fora da caixa”.

ElemarJúnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar insights para conselheiros e interessados em governança:

TECH

&

BIZ

-   Insights e provocações sobre tecnologia e negócios   -   

0
Quero saber a sua opinião, deixe seu comentáriox
()
x