Há quase um mês, resolvi intensificar a comunicação da EximiaCo, dessa vez, em um canal dedicado ao público técnico, no YouTube. Desde então, com nenhuma experiência prévia, mas, com um bocado de boas intenções, tenho me esforçado para produzir conteúdo de qualidade.
Gravo e regravo os vídeos dezenas de vezes. Demoro horas para produzir um vídeo com poucos minutos de duração. Erro muito, acerto um pouco e, desses acertos, surgem as publicações que estamos compartilhando.
Tudo começou com temas bem técnicos. Geralmente, expandindo ideias e reflexões que já haviam sido publicadas nos sites da empresa. De certa forma, é uma oportunidade de retomar ideias escondidas pelo tempo.
Um segundo movimento, um pouco mais ousado, foi começar a produzir uma espécie de “curso”, inteiramente gratuito, sobre “Fundamentos de Arquitetura de Software”. O racional para isso foi que, embora exista muito material sobre esse tema disponível, considero que abordagem “enviesada” para formação de programadores sênior-sênior – algo importante, mas muito distante do que entendo que “Arquitetura de Software” realmente seja.
Finalmente, resolvi conduzir conversas com gente muito boa que admiro. Algumas trabalham na EximiaCo – como Douglas Picolotto e a Grazi Bonizi – outras não – como o Ayende e Thiago Custódio. Em cada conversa, aprendo com essas pessoas e tento dar a chance para que outros aprendam também. Meu desejo é conversar com muito mais gente.
Conversando com o Ayende, perguntei a ele sobre como ser um programador melhor. Gostei tanto da resposta que resolvi isolar e publicar separadamente em uma playlist dedicada. Minha ideia é fazer essa mesma pergunta a outras referências.
Por enquanto, estamos publicando um vídeo a cada dois dias. Acho que esse ritmo é mais ou menos o certo. Até aqui, estou em todos os vídeos. Mas, isso deve mudar! Tem gente muito boa dentro da EximiaCo e elas vão aparecer por lá com frequência cada vez maior.
O feedback, até aqui, tem sido excelente e sou muito grato por isso. Embora exista um ou outro deslike em alguns vídeos, acho que isso é natural. Ninguém agrada a todo mundo, não é mesmo?
A EximiaCo não vende! Por isso, para os negócios, nosso canal no YouTube é tão importante. Se você é técnico e gosta de temas relativamente avançados, provavelmente vai encontrar algo por lá que te agrade.