07 de julho de 2016, aproximadamente 8:30 – Eu iria palestrar no TDC de São Paulo naquele dia. Aterrizamos em Congonhas e eu desliguei o “Modo Avião”. Rapidamente, dezenas de mensagens chegaram no Whatsapp solicitando retorno urgente. Logo descobri o motivo: meu pai havia sofrido um AVC.
09 de julho de 2016, aproximadamente 6:30 – nasce meu segundo filho, Otávio. Ele chegou pelo menos 10 dias antes do esperado me encontrou cansado, vivendo um misto de tristeza pela condição delicada do meu pai e de alegria pela nova experiência de paternidade.
01 de agosto – comunico a Promob, empresa onde aprendi quase tudo que sei, que gostaria de deixar o quadro de colaboradores. Muitos dias viajando centenas de quilômetros para acompanhar a rotina de cuidados do meu pai, em recuperação, e do meu filho recém nascido me proporcionaram muito tempo para pensar. Era hora de mudar!
31 de outubro de 2016, aproximadamente 8:00 – inicio meu último dia de trabalho, na Promob, depois de ~18 anos. Resolvi abrir mão de alguma estabilidade conquistada depois de ajudar a construir a empresa que mudou a forma como LATAM pensa, projeta, vende, produz, transporta e entrega móveis. Pendurei o crachá!
01 de novembro de 2016 – inicio minha nova jornada profissional, agora como consultor independente. Meu objetivo é ajudar profissionais e executivos de TI a utilizar tecnologia para desenvolver soluções que realmente atendem as demandas do negócio. Em paralelo, intensifico minha colaboração no desenvolvimento do RavenDB.
março de 2017 – a rotina de consultoria é intensa e repleta de aprendizados. Durante os primeiros meses, meu objetivo era confirmar que conseguiria trabalho suficiente para pagar as contas.
setembro de 2017 – assumo, junto a minhas atividades como consultor, a posição de CTO da Guiando. Empresa mineira reconhecida por fornecer soluções, sobretudo para grandes empresas, para gestão eficiente de faturas.
outubro de 2017 – redireciono minhas atividades de consultoria para priorizar projetos maiores e mais desafiadores. Na prática, isso implicaria em abdicar de alguns projetos menores para me concentrar em outros mais significativos.
2018 – intensifico minha presença física junto a meus principais clientes de consultoria. Na prática, fico uma semana por mês em Juiz de Fora, na Guiando. Duas semanas por mês em clientes de São Paulo e uma semana em clientes do Rio de Janeiro. Eventualmente, passo alguns dias em outras cidades e estados.
outubro de 2018 – começo a planejar a transição de “eupresa” para “empresa”. Na prática, percebo que há muito mais oportunidades para atuar em grandes projetos do que eu, sozinho, consigo suportar. Contrato assessoria e consultorias de marca e RP para começar a “estruturar” um novo negócio.
dezembro de 2018 – inspirado pelo Falconi (um dos maiores consultores do Brasil) que fundou a Falconi (uma das maiores consultorias do Brasil), resolvo criar a “ElemarJR”. Pouco tempo depois, sou demovido dessa ideia pelo pessoal da MClair (consultoria que me ajudou com posicionamento de marca e identidade). Segundo eles, “Júnior” não cabe bem para nome de uma empresa.
fevereiro de 2019 – declino da posição de CTO na Guiando e assumo posição no conselho consultivo na empresa. No dia a dia, um pouco mais de tempo.
abril de 2019 – nasce a EximiaCo (obrigado MClair), minha empresa de consultoria, inicialmente com dois sites, eximiaco.com e eximiaco.tech – um voltado para executivos de tecnologia, outro para profissionais de TI. Agora, com mais gente, oficialmente preparada para ajudar mais empresas. (Em tempo: ElemarJr.com, EximiaCo.com, EximiaCo.tech, EximiaCo.ms foram desenvolvidos pela Aztecweb)
julho de 2019 – depois de participar do Inspire – evento da Microsoft para seus parceiros comerciais – resolvo iniciar uma outra frente de atuação na EximiaCo destinada a atuar, especificamente, ajudando a aplicar tecnologia Microsoft para transformar negócios (nasce eximiaco.ms)
outubro de 2019 – continuo fora de casa todas as semanas. Entretanto, represento parcela cada vez menor do volume de consultoria prestados pela EximiaCo.
janeiro de 2020 – EximiaCo ultrapassa a marca de 50 empresas e instituições impactadas. Reconfiguro a empresa para, além de consultoria, passar a fornecer assessoria Premium aos clientes.
março de 2020 – Pandemia! Trabalho remoto. Reconfiguração das relações.
abril de 2020 – retomada desse site (elemarjr.com), que esteve próximo de ser desativado em função da ênfase dada aos sites da EximiaCo.
abril de 2020 – Um ano de EximiaCo.
22 de maio de 2020 – durante a reunião semanal do time da EximiaCo (acreditamos que alinhamento de propósito é fundamento para autonomia de atuação), sou “gentilmente cobrado” pela Grazi Bonizi para escrever esse post.
23 de maio de 2020 – minha agenda para a semana que vem está complicada. De boa parte do time, está absolutamente lotada. Estamos trabalhando muito, apesar e por causa da pandemia.
próximos meses – além de consultoria & assessoria premium, passaremos a fornecer soluções tecnológicas para nossos clientes (já são mais de 70 organizações impactadas) – tanto desenvolvidas por nós, quanto por parceiros. Foram muitos anos desenvolvendo produtos de sucesso que me ajudaram a, definitivamente, saber o “caminho das pedras”.
PS 1: O marco para o nascimento da EximiaCo foi, de alguma forma, o AVC do meu pai. Infelizmente, ele partiu há pouco mais de um ano por causa de um câncer agressivo. Meu pai não foi, exatamente, um modelo sobre o que eu deveria ser ou fazer na vida, mas, de muitas formas, foi fundamental para eu me tornar a pessoa que sou hoje.
Minha mãe, do jeito dela, também fez a diferença. Ela me “permitiu” mexer com computadores em uma época onde pouca gente entendia para que eles serviam.
PS 2: Aprendi na Promob os fundamentos de quase tudo que sei sobre desenvolvimento e negócios digitais. Sou grato a Vanderlei Buffon, Edson Witt e André Pivotto pela paciência e por todo o aprendizado.
PS 3: Atender clientes grandes é um desafio para empresas pequenas, sobretudo “eupresas”. Sou grato a todos os clientes que confiaram em mim e que, mesmo sem querer, me “forçaram” a fazer algo maior. Obrigado Antoniolo, Tartari, Nobre, Madruga, Bonon e tantos outros executivos pelas conversas e insights.
Também é impossível não reconhecer a inspiração e modelo de alguns bons amigos que fundaram empresas parceiras e amigas. Obrigado Bassi, VC, VH e Igor Abade.
PS 4: Fernando Paiva, que me contratou primeiro como consultor para Guiando, depois para ser “seu chefe” como diretor na empresa, foi o primeiro profissional a se juntar a EximiaCo para “escalar” o trabalho que eu vinha fazendo como consultor independente. Sempre serei grato a ele pelo
“salto de fé”.
PS 5: Sempre procurei me cercar de gente que me ajudasse a pensar. Sou grato a Regina Basso Bertuol (carinhosamente “Personal Gringa”) e a todos os profissionais que me ajudaram a ver mais e melhor. Se enxerguei mais longe foi porque me apoiei nos ombros de gigantes.
PS 6: Dizem que o ser humano se acostuma com tudo, inclusive a não viver bem. O fato é que eu não teria tido coragem de pedir para sair da Promob se não contasse com o apoio incondicional da minha esposa, Juliana de Paula, que suportou minhas escolhas e me fez agir.
PS 7: Queria acreditar que tudo que fiz até aqui foi mérito. Em parte, até acho que foi. Mas, o fato, é que estive no lugares certos, fazendo a coisas certas, do jeito certo, com as pessoas certas, nos momentos certos muitas vezes. Sou grato por ter tido “sorte”.