Geralmente, morre afogado quem sabe nadar

Há tempos que percebo em mim a ocorrência de um padrão recorrente. Não acho que ele seja exclusividade minha, mas, por enquanto, permito-me ser egoísta ao ponto de me manter como única vítima para mim mesmo.

Geralmente, compenso minha falta de capacidade, para muitas coisas, com teimosia. Alguns diriam que é obstinação e empenho. Entretanto, a verdade é que teimosia talvez seja o melhor adjetivo, afinal.

Quando faço algo bem feito, por muito tempo, acumulo confiança. Cedo ou tarde, parte dessa confiança se converte em arrogância. Daí, é apenas uma questão de tempo até que eu, por descuido ou falta de foco, cometa um erro tolo. Não raro, pela mesma teimosia que compensa minha falta de capacidade, insisto no erro.

A pior e melhor coisa de cometer um erro tolo é perceber quando isso acontece. Na maioria das vezes, eu, além da vergonha, reconheço que, outra vez, fui traído pelo meu excesso de confiança que, de fato, se converteu em arrogância. Nesses instantes, tento compensar, repensar, acertar e tocar em frente. Afinal, “vida que perdoa e segue!”

É fato, cada vez mais notório, que “não tropeçamos em montanhas, mas sim em cascalhos”. De qualquer forma, o tombo pode ser grande e os machucados bem doloridos. As vezes, permanentes.

Digo e repito que “são as cicatrizes que contam a história do guerreiro”. Tenho grande orgulho das coisas boas que fiz, entretanto, são nos erros que cometi que está o maior valor que posso oferecer. De qualquer forma, o pecado da arrogância eventual resiste ao meu acúmulo de cicatrizes.

O primeiro “acidente de trânsito” em que me envolvi, por exemplo, embora não tenha ocorrido por “culpa” minha, foi facilitado, e muito, pela minha displicência. Lembro-me de, nos dias que seguiram ao o do acidente, voltar a ser um motorista mais cuidadoso e respeitoso de todas as normas e leis, até as que não fazem sentido. Entretanto, foi questão de tempo até que a placa de “PARE”, em cruzamentos pouco movimentados, voltasse a significar apenas “REDUZA”. Mais por sorte do que por juízo, não me envolvi em mais acidentes.

Fundamento tanto minhas opiniões que, muitas vezes, me torno insensível para o argumento dos outros. Frequentemente, tenho a sensação que “venci” uma discussão por teimosia e malabarismo retórico. Quando isso acontece, percebo que, mesmo tendo “vencido”, quem mais perdeu fui eu.

Gosto tanto do meu trabalho que, sem perceber, trabalho demais. Passo tempo em excesso estudando, preparando, antecipando, afiando o machado. Sempre fui assim! Por conta disso, passei muito menos tempo do que sinto que deveria acompanhando a infância do meu filho mais velho. Agora, vez ou outra, percebo que estou fazendo a mesma coisa com relação ao meu filho mais novo.

Hoje, 18 de abril de 2020, meu pai, caso estivesse vivo, completaria 68 anos. O fato é que ele e eu somos bem diferentes. Mas, ele também cometia erros demais com a certeza de que estava certo. Sinto saudades dele, mas já faz tempo que passou o dia em que percebi que já sou mais velho que meu pai. Ele sabia nadar muito bem pela vida, mas, embora tenha partido pelo câncer, se afogou “na vida” muitas vezes.

Muitas vezes, quem morre afogado é quem pensa que sabe nadar. Também é fato que só erra quem tenta. Mas, prudência combina com persistência e com consistência – todos valores bem mais acertados do que o vício da teimosia.

Hoje, como presente de aniversário ao meu pai que, infelizmente, não está mais aqui, me comprometo a manter-me o maior crítico de mim mesmo. Prometo ser honrado e ser digno de orgulho para ele. Acima de tudo, prometo vigiar meus sentimentos, pensamentos e atos para que a graça de fazer o certo não se converta, pelo menos na frequência que acontece hoje, em justificativa para erros tolos.

Não gosto do uso irresponsável e esvaziado do conceito de privilégio. Mas, de fato, sou privilegiado por tanta gente que me ama e que “ignora” meus erros tolos. Sou grato por ter tanto apoio da comunidade desenvolvedora brasileira e pela oportunidade continuada de impactar positivamente negócios no mundo inteiro. Sou privilegiado pelo fato dos meus acertos conseguirem ofuscar boa parte das minhas falhas. Mas, acima de tudo, sou privilegiado pelos puxões de orelha que recebo, vez ou outra, de gente boa que aprendi a amar e que também faz, por mim, atos de amor.

Que nossa capacidade de nadar bem nos ajude a atravessar o rio e não sirva de justificativa para, por descuido, afogarmos no caminho! Entre erros e acertos, a meta é “chegar no outro lado”.

Feliz aniversário, pai. :’-(

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

As you probably noted, my old blog posts are gone! It’s sad, but I had to take this way. Main reasons:...
For years, I have known developers who designed beautiful architectures. A lot of them are questioning the need for a...
Há muitos anos, tinha o hábito de fazer elogios públicos a tudo que achava que estava sendo bem-feito. Achava honestamente...
In this post, I’m going to share with you one of the RavenDB 4 features that I like the most:...
Inspecting the code repository of a client, I found something like this: var customer = new { Id = default(int),...
I’ve been spending some time learning from the “Designing Data-Intensive Applications” book. I am reading it for the third time,...

Curso Reputação e Marketing Pessoal

Masterclasses

01

Introdução do curso

02

Por que sua “reputação” é importante?

03

Como você se apresenta?

04

Como você apresenta suas ideias?

05

Como usar Storytelling?

06

Você tem uma dor? Eu tenho o alívio!

07

Escrita efetiva para não escritores

08

Como aumentar (e manter) sua audiência?

09

Gatilhos! Gatilhos!

10

Triple Threat: Domine Produto, Embalagem e Distribuição

11

Estratégias Vencedoras: Desbloqueie o Poder da Teoria dos Jogos

12

Análise SWOT de sua marca pessoal

13

Soterrado por informações? Aprenda a fazer gestão do conhecimento pessoal, do jeito certo

14

Vendo além do óbvio com a Pentad de Burkle

15

Construindo Reputação através de Métricas: A Arte de Alinhar Expectativas com Lag e Lead Measures

16

A Tríade da Liderança: Navegando entre Líder, Liderado e Contexto no Mundo do Marketing Pessoal

17

Análise PESTEL para Marketing Pessoal

18

Canvas de Proposta de Valor para Marca Pessoal

19

Método OKR para Objetivos Pessoais

20

Análise de Competências de Gallup

21

Feedback 360 Graus para Autoavaliação

22

Modelo de Cinco Forças de Porter

23

Estratégia Blue Ocean para Diferenciação Pessoal

24

Análise de Tendências para Previsão de Mercado

25

Design Thinking para Inovação Pessoal

26

Metodologia Agile para Desenvolvimento Pessoal

27

Análise de Redes Sociais para Ampliar Conexões

Lições complementares

28

Apresentando-se do Jeito Certo

29

O mercado remunera raridade? Como evidenciar a sua?

30

O que pode estar te impedindo de ter sucesso

Recomendações de Leituras

31

Aprendendo a qualificar sua reputação do jeito certo

32

Quem é você?

33

Qual a sua “IDEIA”?

34

StoryTelling

35

Você tem uma dor? Eu tenho o alívio!

36

Escrita efetiva para não escritores

37

Gatilhos!

38

Triple Threat: Domine Produto, Embalagem e Distribuição

39

Estratégias Vencedoras: Desbloqueie o Poder da Teoria do Jogos

40

Análise SWOT de sua marca pessoal

Inscrição realizada com sucesso!

No dia da masterclass você receberá um e-mail com um link para acompanhar a aula ao vivo. Até lá!

A sua subscrição foi enviada com sucesso!

Aguarde, em breve entraremos em contato com você para lhe fornecer mais informações sobre como participar da mentoria.

Masterclass
15/07

Pare de dar a solução certa para o problema errado

Muita gente boa quebra a cabeça por dias tentando resolver o que não estava quebrado, simplesmente por tentar dar a resposta certa pro problema errado, mas precisa realmente ser assim?

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?