Usando o Balanced Scorecard como parâmetro para a Arquitetura Corporativa

Como já afirmado, a arquitetura corporativa influencia e é diretamente influenciada pela Estratégia do Negócio. Logo, todas as informações que explicitem a estratégia são úteis para o arquiteto.

Uma técnica comum, utilizada por muitas empresas para planejar e explicitar a estratégia é o Balanced Scorecard – uma metodologia concebida pelos professores Kaplan e Norton de Harvard. No BSC, os objetivos do negócio são entendidos em quatro perspectivas.

Meu primeiro contato com o BSC ocorreu há alguns anos. Confesso que precisei de algum tempo até realmente entender a dinâmica.

Uma forma muito interessante de apresentar o BSC é através de uma representação conhecida como Mapa Estratégico.

Por favor, considere que o mapa acima é só um exemplo.

O interessante dessa representação é que, além de representar as quatro perspectivas, ela também apresenta uma visão de causalidade. Ou seja, está representado não só o resultado que se deseja obter, mas também como este resultado pode ser obtido (como a direção da empresa entende que o resultado pode acontecer).

De todas as perspectivas, a que mais me chama atenção é a de processos. Mas, esse é um tema para outro post…

 

Compartilhe este insight:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Já sabemos como explicitar as relações de um sistema com os demais (diagrama de contexto). Também já sabemos como explicitar...
In this post, let’s solve the “Euler Knight’s Tour” using F#. Disclaimer Sometimes life imposes a pause on us. I’m...
Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Quando não é pela satisfação sádica proporcionada pela dor alheia é pelo alívio...
Este post foi originalmente publicado em 2015 (infelizmente, a postagem original não está mais disponível) Nesse post vamos implementar, passo-a-passo,...
O que mais me agrada no C4 Model é a forma como detalhes vão sendo explicitados na medida em que...
Pessoas diferentes têm realidades diferentes e, por isso, são impactadas pela crise de maneiras diferentes. Tenho consciência de que meu...
× Precisa de ajuda?