Investimos consideravelmente no planejamento estratégico de nossas organizações. Entretanto, a execução não tem sido tarefa fácil.
Em minha interpretação, boa parte da justificativa para a falha na implementação da estratégia está no descuido quanto a arquitetura corporativa.
Por que Arquitetura Corporativa pode impactar o negócio?
[tweet]Para ter sucesso, as organizações precisam garantir que a estratégia e a execução estão alinhadas[/tweet]. Dessa forma, a redundância de processos, sistemas e infraestrutura precisam ser gerenciadas de forma efetiva. Mudanças precisam ser implementadas considerando riscos e impactos e, principalmente, é necessária rastreabilidade.
De forma objetiva: [tweet]Arquitetura corporativa reduz custos, riscos e flexibiliza as organizações para acomodação no norte estratégico.[/tweet]. Arquitetura corporativa garante a implementação da estratégia.
O trabalho relacionado a Arquitetura Corporativa permite identificar como a empresa está em seu momento atual (AS-IS) – em termos de processos, pessoas, (infra)estrutura, dados, e tecnologia. Também permite identificar como a empresa precisa estar para atingir sua intencionalidade estratégica (TO-BE).
Por fim, e o mais importante, [tweet]a aplicação da Arquitetura Corporativa permite definir um caminho seguro (roadmap) para conduzir a empresa de seu estágio atual para aquele necessário para o realização da estratégia.[/tweet]
O que é Arquitetura Corportiva?
Há anos, tenho adotado em meu trabalho e em minhas consultorias a definição de arquitetura proposta pela ISO/IEC/IEEE 42010:2011
Organização de um sistema, contemplando seus componentes, os relacionamentos entre estes e com o ambiente, e os princípios que governam seu projeto e evolução.
Em contexto corporativo, seguindo a proposta do TOGAF (mais tarde falaremos mais sobre esse framework), podemos interpretar arquitetura corporativa como sendo o combinado de quatro arquiteturas:
Sendo bem claro: Arquitetura Corporativa não é Arquitetura de Software. Embora Arquitetura de Software seja parte do processo da Arquitetura Corporativa.
Atila Belloquim, uma das referências em Arquitetura Corporativa no Brasil, a define assim:
Uma Metodologia ou Disciplina complementar ao Planejamento Estratégico.
Representando graficamente:
Ou seja, a Arquitetura Corporativa influencia e é influenciada pelo planejamento estratégico e direciona os projetos estratégicos da organização.
A Arquitetura Corporativa objetiva garantir que a organização esteja estruturada (em pessoas e departamentos de forma ótima), que todos os processos estarão conformes e implementados, que todos os recursos necessários vão estar disponíveis, que os sistemas de TI serão adequados, e que os sistemas de apoio a operação estarão bem ajustados.
Finalizando (por agora)…
Este é apenas o primeiro de uma série de posts que pretendo escrever sobre Arquitetura Coporativa. Gostaria que o percebesse como uma provocação para o pensamento sobre como a Arquitetura Corporativa está sendo conduzida em sua organização (ou em seus clientes).
Nos próximos posts vou abordar aspectos práticos relacionados a prática da arquitetura corporativa. Compartilhe comigo suas impressões nos comentários. Também estou disposto a reservar um tempo em minha agenda para tratar com você sobre esse tema. Entre em contato.