O que é Arquitetura Corporativa e como pode impactar os negócios?

Investimos consideravelmente no planejamento estratégico de nossas organizações. Entretanto, a execução não tem sido tarefa fácil.

Em minha interpretação, boa parte da justificativa para a falha na implementação da estratégia está no descuido quanto a arquitetura corporativa.

Por que Arquitetura Corporativa pode impactar o negócio?

[tweet]Para ter sucesso, as organizações precisam garantir que a estratégia e a execução estão alinhadas[/tweet]. Dessa forma, a redundância de processos, sistemas e infraestrutura precisam ser gerenciadas de forma efetiva. Mudanças precisam ser implementadas considerando riscos e impactos e, principalmente, é necessária rastreabilidade.

De forma objetiva: [tweet]Arquitetura corporativa reduz custos, riscos e flexibiliza as organizações para acomodação no norte estratégico.[/tweet].  Arquitetura corporativa garante a implementação da estratégia.

O trabalho relacionado a Arquitetura Corporativa permite identificar como a empresa está em seu momento atual (AS-IS) – em termos de processos, pessoas, (infra)estrutura, dados, e tecnologia. Também permite identificar como a empresa precisa estar para atingir sua intencionalidade estratégica (TO-BE).

Por fim, e o mais importante, [tweet]a aplicação da Arquitetura Corporativa permite definir um caminho seguro (roadmap) para conduzir a empresa de seu estágio atual para aquele necessário para o realização da estratégia.[/tweet]

O que é Arquitetura Corportiva?

Há anos, tenho adotado em meu trabalho e em minhas consultorias a definição de arquitetura proposta pela ISO/IEC/IEEE 42010:2011

Organização de um sistema, contemplando seus componentes, os relacionamentos entre estes e com o ambiente, e os princípios que governam seu projeto e evolução.

Em contexto corporativo, seguindo a proposta do TOGAF (mais tarde falaremos mais sobre esse framework), podemos interpretar arquitetura corporativa como sendo o combinado de quatro arquiteturas:

Sendo bem claro: Arquitetura Corporativa não é Arquitetura de Software. Embora Arquitetura de Software seja parte do processo da Arquitetura Corporativa.

Atila Belloquim, uma das referências em Arquitetura Corporativa no Brasil, a define assim:

Uma Metodologia ou Disciplina complementar ao Planejamento Estratégico.

Representando graficamente:

Ou seja, a Arquitetura Corporativa influencia e é influenciada pelo planejamento estratégico e direciona os projetos estratégicos da organização.

A Arquitetura Corporativa objetiva garantir que a organização esteja estruturada (em pessoas e departamentos de forma ótima), que todos os processos estarão conformes e implementados, que todos os recursos necessários vão estar disponíveis, que os sistemas de TI serão adequados, e que os sistemas de apoio a operação estarão bem ajustados.

Finalizando (por agora)…

Este é apenas o primeiro de uma série de posts que pretendo escrever sobre Arquitetura Coporativa. Gostaria que o percebesse como uma provocação para o pensamento sobre como a Arquitetura Corporativa está sendo conduzida em sua organização (ou em seus clientes).

Nos próximos posts vou abordar aspectos práticos relacionados a prática da arquitetura corporativa. Compartilhe comigo suas impressões nos comentários. Também estou disposto a reservar um tempo em minha agenda para tratar com você sobre esse tema. Entre em contato.

 

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Estamos, a maioria, em casa. Nossas rotinas não são as mesmas. Boa parte das atividades econômicas estão paradas. Aqueles que...
Hoje completo 39 anos! Estou em Uberlândia, em um hotel, descansando após um dia de muito trabalho (e um bocado...
Sometimes we want to write functions that may not always return a result. In these cases we can use the...
Last year, Mario Fusco wrote a blog post series questioning the way Java developers are implementing the Gang of Four (GoF) patterns....
Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Quando não é pela satisfação sádica proporcionada pela dor alheia é pelo alívio...
A pergunta do título, embora simples, não é fácil de responder. De qualquer forma, o conhecimento necessário para respondê-la é...
Oferta de pré-venda!

Mentoria em
Arquitetura de Software

Práticas, padrões & técnicas para Arquitetura de Software, de maneira efetiva, com base em cenários reais para profissionais envolvidos no projeto e implantação de software.

× Precisa de ajuda?