Hexagonal Architecture Pattern

Há alguns anos, Alistair Cockburn propôs um padrão bem interessante. Citando suas palavras, a ideia central é:

Permitir que a interação com uma aplicação seja idência para usuários, programas, testes automatizados ou scripts. Também, que possa ser desenvolvida e testada isoladamente.

Na medida que “eventos” cheguem de componentes externos, seria responsabilidade de um adaptador fazer a conversão para uma chamada local ou mensagem a ser encaminhada para a aplicação. Esta seria ignorante a natureza da origem do input. Quando a aplicação tem algum retorno ou necessidade de envio externo, também o faria através de um adaptador que usaria os meios apropriados para cada tecnologia.  A aplicação “conhece” apenas os adaptadores, sem jamais interagir com componentes externos diretamente.

Poderíamos representar essa ideia graficamente da forma que segue:

De acordo com este padrão, é uma boa ideia projetar nossas aplicações com algum nível de separação entre o core, que contem a lógica de domínio, e uma camada externa de adaptadores que seriam responsáveis por interagir com componentes externos. Seguindo essa idia, controllers Web API/MVC seriam bons exemplos desses adaptadores – eles são responsáveis por prover data e por tratar inputs. O mesmo pode ser dito a respeito de implementações do padrão Repository que interage com bases de dados.

Enquanto algumas abstrações são interessantes no modelo de dominio, estas podem não ser adequadas para interação com componentes externos. A camada externa, que contem as implementações dos adaptadores, seria onde as abstrações do domínio seriam convertidas para representações mais adequadas.

Um bom exemplo das implicações desse padrão seria a adoção de um modelo separado para persistência sempre que necessário. Outro bom exemplo é o uso de DTOs na comunicação com o frontend.

Adotar este padrão reduz o acomplamento e torna o sistema mais fácil de manter. No curto prazo, ele poderia aumentar os custos de desenvolvimento. Entretanto, o custo se justificaria facilmente no longo prazo.

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Nos últimos dois posts demonstrei como as alocações podem implicar em penalidades de performance. Nesse post, parto, novamente, de código...
Mudança nunca é fácil. Em uma organização, então, este tema costuma ser algo bem complicado. A execução da estratégia implica...
A EximiaCo não vende! Quando planejei a empresa decidi que ela não teria um departamento comercial. A estratégia é buscar...
Entropia é um conceito oriundo da física que trata da quantidade de “desordem” em um sistema. As leis da termodinâmica...
Most of my client’s applications code is for parsing, caching, storing, aggregating, protecting and sharing data! It is not the...
Eu sei que sou privilegiado, em última instância, por poder oferecer, através do meu trabalho, algo que a sociedade valoriza....
Oferta de pré-venda!

Mentoria em
Arquitetura de Software

Práticas, padrões & técnicas para Arquitetura de Software, de maneira efetiva, com base em cenários reais para profissionais envolvidos no projeto e implantação de software.

× Precisa de ajuda?