Enciclopédia Britannica é um case de Transformação Digital

Poucas empresas foram tão impactadas por inovações disruptivas quanto a Encyclopaedia Britannica – empresa com mais de 250 anos. Entretanto, diferente de muitas outras que foram afetadas por inovações, a companhia conseguiu se reinventar e está mais lucrativa do que nunca. Trata-se de um exemplo concreto de transformação digital (Mais do que recomendo a leitura da entrevista do presidente da empresa, compartilhando sua perspectiva da evolução da empresa, para a HBR).

Líder absoluta em enciclopédias impressas, a Britannica viu seu modelo de distribuição ser destruído com a popularização do CD-ROM e com o surgimento de um concorrente poderoso (a Microsoft). Depois, viu seu modelo editorial ser amplamente questionado com a popularização da Internet e o surgimento da Wikipedia (com o crowdsourcing). Mesmo assim, a empresa se redefiniu como uma empresa de educação e continua diversificando suas ofertas de forma competente.

O que podemos aprender com a Britannica?

I think the best thing that a person can do when he or she is running a business is looking at where the revenue’s coming from, and listening to the customers. (Jorge Cauz, presidente da Britannica)

Para sobreviver e prosperar, a Britannica precisou ser muito ágil em diversas dimensões estratégicas, todas associadas a transformação digital. Vejamos algumas de suas ações:

  • Redefiniu seu modelo de distribuição, optando pelo acesso digital através da Internet, eliminando intermediários, chegando diretamente a seus clientes.
  • Reconheceu a importância das redes de consumidores investindo na formação e manutenção de uma comunidade ativa de clientes conectados em uma pluralidade de mídias sociais.
  • Definiu claramente o ciclo de vida de suas diversas ofertas, reconhecendo, inclusive, o momento mais oportuno para descontinuar seu produto mais icônico (a enciclopédia impressa), tomando cuidado para não causar danos colaterais a marca.
  • Aumentou a frequência de atualização de seus produtos (os artigos da empresa são atualizados continuamente)
  • Investiu para criar um posicionamento forte para a marca, baseado em sua capacidade de fazer curadoria e segmentando de forma eficiente o mercado.
  • Foi ágil em reconhecer novos competidores, pouco tradicionais e digitais (Primeiro, a Microsoft. Recentemente, a Wikipedia).
  • Repensou seu modelo de negócios, definindo-se como empresa de educação, buscando formas de remuneração mais adequadas ao novo modelo de distribuição.
  • Experimenta constantemente no lançamento constante de novos produtos.

Nada garante que a empresa vai continuar sendo bem sucedida no futuro. Entretanto, até aqui, a Britannica é excelente modelo da velha economia que conseguiu, efetivamente, se submeter a transformação digital.

O que podemos fazer?

No mínimo, é tempo de avaliar os impactos do “digital” em nossos negócios. A relação com os clientes não é mais como era há 10 anos, estamos na era das plataformas,  das redes e da multicanalidade. Hoje, em curtos intervalos de tempo, competidores se convertem em aliados e aliados se convertem em competidores. Uma imensidão de dados habilita o marketing analítico muito mais eficiente do que o marketing de massa. A proposta de valor é muito mais relevante que produtos e serviços atuais.

Lembre-se, o software está engolindo o mundo. Se você não entender que a capacidade de trabalhar com software (e se reinventar digitalmente) é competência core, o próximo a ser engolido pode ser você e sua empresa.

Deixe suas impressões nos comentários.

Compartilhe este insight:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Desenvolver software profissionalmente, em um ambiente onde a finalidade é lucro, implica em ampliar ganhos e/ou reduzir custos. O resultado...
As lojas que podem e que insistem em funcionar, na minha cidade, estão limitando o número de clientes atendidos simultaneamente....
Dando continuidade a uma jornada iniciada há mais de 20 anos, comunico a fundação da Eximia! Trata-se de uma empresa...
The type EmbeddableDocumentStore is gone. But it does not mean that you have no good options to replace his functionality....
Estamos, a maioria, em casa. Nossas rotinas não são as mesmas. Boa parte das atividades econômicas estão paradas. Aqueles que...
Muitas vezes, em nossos sistemas, temos tarefas que demandam processamento de  longa duração ou possuem alta complexidade computacional. Na medida...