Neste post, compartilho um exemplo de implementação para um algoritmo extremamente famoso e importante: O algoritmo de Dijkstra.
Trata-se de um algoritmo interessante com aplicações curiosas para aplicações de negócio.
O que é?
Citando a wikipedia:
O algoritmo de Dijkstra, concebido pelo cientista da computação holandês Edsger Dijkstra em 1956 e publicado em 1959, soluciona o problema do caminho mais curto num grafo dirigido ou não dirigido com arestas de peso não negativo, em tempo computacional O([m+n]log n) onde m é o número de arestas e n é o número de vértices.
Um exemplo de problema resolvido por Dijkstra
Para que possamos ter um ponto de partida, assumamos o seguinte grafo:
Considerando que os valores das arestas correspondem a uma distância, qual o caminho mais curto entre o vértice A e o vértice F?
Representando um grafo
Para que possamos implementar o algoritmo corretamente, comecemos definindo uma estrutura de classes para representar o nosso grafo.
public class Node { public string Label { get; } public Node(string label) { Label = label; } readonly List<Edge> _edges = new List<Edge>(); public IEnumerable<Edge> Edges => _edges; public IEnumerable<NeighborhoodInfo> Neighbors => from edge in Edges select new NeighborhoodInfo( edge.Node1 == this ? edge.Node2 : edge.Node1, edge.Value ); private void Assign(Edge edge) { _edges.Add(edge); } public void ConnectTo(Node other, int connectionValue) { Edge.Create(connectionValue, this, other); } public struct NeighborhoodInfo { public Node Node { get; } public int WeightToNode { get; } public NeighborhoodInfo(Node node, int weightToNode) { Node = node; WeightToNode = weightToNode; } } public class Edge { public int Value { get; } public Node Node1 { get; } public Node Node2 { get; } public Edge(int value, Node node1, Node node2) { if (value <= 0) { throw new ArgumentException("Edge value needs to be positive."); } Value = value; Node1 = node1; node1.Assign(this); Node2 = node2; node2.Assign(this); } public static Edge Create(int value, Node node1, Node node2) { return new Edge(value, node1, node2); } } }
A classe Node representa nossos vértices. A classe Edge representa nossas arestas.
A inicialização do grafo de exemplo seria realizada assim:
var a = new Node("A"); var b = new Node("B"); var c = new Node("C"); var d = new Node("D"); var e = new Node("E"); var f = new Node("F"); a.ConnectTo(b, 4); a.ConnectTo(c, 2); b.ConnectTo(c, 1); b.ConnectTo(d, 5); c.ConnectTo(d, 8); c.ConnectTo(e, 10); d.ConnectTo(f, 6); d.ConnectTo(e, 2); e.ConnectTo(f, 2);
Cada nó possui uma etiqueta. Depois, cada nó recebe um apontamento das conexões (arestas) e pesos.
Abstraindo o problema que queremos resolver
Há diversos algoritmos para encontrar o caminho mais curto entre dois nodos. Por isso, resolvi resumir nosso problema com a seguinte abstração:
interface IShortestPathFinder { Node[] FindShortestPath(Node from, Node to); }
Basicamente, definimos uma função que retornará um vetor com o caminho a ser percorrido. Se não houver caminho possível, a função retornará null.
Não estou satisfeito com essa interface por achar que tenho opções funcionais mais atraentes. Entretanto, por agora, vamos manter essa abstração.
Implementando Dijkstra
Definida uma interface, agora, vamos a implementação.
public class Dijkstra : IShortestPathFinder { private class Weight { public Node From { get; } public int Value { get; } public Weight(Node @from, int value) { From = @from; Value = value; } } class VisitingData { readonly List<Node> _visiteds = new List<Node>(); readonly Dictionary<Node, Weight> _weights = new Dictionary<Node, Weight>(); readonly List<Node> _scheduled = new List<Node>(); public void RegisterVisitTo(Node node) { if (!_visiteds.Contains(node)) _visiteds.Add((node)); } public bool WasVisited(Node node) { return _visiteds.Contains(node); } public void UpdateWeight(Node node, Weight newWeight) { if (!_weights.ContainsKey(node)) { _weights.Add(node, newWeight); } else { _weights[node] = newWeight; } } public Weight QueryWeight(Node node) { Weight result; if (!_weights.ContainsKey(node)) { result = new Weight(null, int.MaxValue); _weights.Add(node, result); } else { result = _weights[node]; } return result; } public void ScheduleVisitTo(Node node) { _scheduled.Add(node); } public bool HasScheduledVisits => _scheduled.Count > 0; public Node GetNodeToVisit() { var ordered = from n in _scheduled orderby QueryWeight(n).Value select n; var result = ordered.First(); _scheduled.Remove(result); return result; } public bool HasComputedPathToOrigin(Node node) { return QueryWeight(node).From != null; } public IEnumerable<Node> ComputedPathToOrigin(Node node) { var n = node; while (n != null) { yield return n; n = QueryWeight(n).From; } } } public Node[] FindShortestPath(Node @from, Node to) { var control = new VisitingData(); control.UpdateWeight(@from, new Weight(null, 0)); control.ScheduleVisitTo(@from); while (control.HasScheduledVisits) { var visitingNode = control.GetNodeToVisit(); var visitingNodeWeight = control.QueryWeight(visitingNode); control.RegisterVisitTo(visitingNode); foreach (var neighborhoodInfo in visitingNode.Neighbors) { if (!control.WasVisited(neighborhoodInfo.Node)) { control.ScheduleVisitTo(neighborhoodInfo.Node); } var neighborWeight = control.QueryWeight(neighborhoodInfo.Node); var probableWeight = (visitingNodeWeight.Value + neighborhoodInfo.WeightToNode); if (neighborWeight.Value > probableWeight) { control.UpdateWeight(neighborhoodInfo.Node, new Weight(visitingNode, probableWeight)); } } } return control.HasComputedPathToOrigin(to) ? control.ComputedPathToOrigin(to).Reverse().ToArray() : null; } }
A classe VisitingData foi uma “opção de design”. Escolhi não sujar a estrutura de dados do grafo com informações identificando se um nodo foi ou não visitado, nem com valores intermediários produzidos pelo algoritmo.
A ideia do algoritmo se aproxima muito de uma BFS. Percorremos todos os vértices do grafo, partindo do vértice de origem, atualizando o peso relativo dos vizinhos de cada elemento para o início do caminho (mantendo sempre o peso mais baixo). Além disso, agendamos uma visita para cada um desses “vizinhos” que será realizada primeiro naqueles com menor “valor”. Importante observar que tomamos o cuidado de não visitar um mesmo vértice duas vezes. No final do processo, o vértice destino terá a menor distância possível para o vértice de início. Além disso, terá uma referência para seu antecessor.
Concluindo
Essa é uma implementação didática que escrevi há algum tempo. Hoje em dia, seguramente, iria optar por algumas construções funcionais. Entretanto, acho que o código é suficientemente claro para que você entenda como o algoritmo funciona.
A propósito, eis o caminho encontrado pelo programa: