Empatia é algo bem difícil

Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Quando não é pela satisfação sádica proporcionada pela dor alheia é pelo alívio cruel de não ser afetado por um problema.

Compartilhei em uma publicação no site de negócios da EximiaCo, a constatação de que inteligências artificiais já estão conseguindo “entender” texto escrito em linguagem natural e, com isso e muito pouco treinamento, escrever código tanto para o frontend quanto para o backend. A conclusão, meio óbvia, é que teremos um aumento de produtividade gigante, eliminando “classes inteiras” de atividades que hoje ocupam tempo de gente. O lado positivo, para quem insiste em sempre ver o copo “meio cheio”, é que o verdadeiro “potencial humano” vai ser liberado para atividades ainda mais nobres. O lado negativo, para quem vê o copo “meio vazio”, é que muita gente vai precisar se reinventar e reposicionar, afinal, muito do trabalho, que hoje é fonte de sustento, passará a ser automatizado.

A novidade que compartilhei, visivelmente, gerou desconforto para muitos colegas. Muita gente “fez piada”, negando o óbvio. Outros, lamentaram o fato de se estar empenhando tanto talento para mudar a forma como trabalhamos. Entretanto, o curioso, é que houve pouca reação quando, meses antes, compartilhei outro post, também no site de negócios da EximiaCo, sobre o projeto Debater da IBM, que fatalmente mudará, de forma definitiva, qualquer profissão baseada em retórica e acesso de dados.

Por mais evidente ou grave que seja uma mudança, só a percebemos quando ela chega “mais perto da nossa casa”. Eu mesmo, só passei a entender as dores financeiras da pandemia quando passei a temer, de verdade, que meus clientes fossem afetados e reduzissem a alocação do meu time, alterando, mais do que a aproximação física, minha capacidade de prover para minha família. Da mesma forma, só entendi mesmo os impactos para a saúde do COVID-19 quando tive a notícia de que alguém bem próximo foi infectado e era afligido pelos sintomas. Eu “conhecia” a dor, mas só “senti” quando ela chegou perto.

Muita gente argumentou, eu inclusive, que a chegada do Uber era algo inevitável e “fez piada” com taxistas resistindo ao novo. O mesmo, quando chegou o AirBnB e outras inovações. É curioso, porém, ver como o “jogo muda” quando a profissão afetada não é a do outro, mas a nossa.

De tudo isso, aprendo! Empatia é algo extremamente difícil. É fato que nunca temos o “quadro completo” até viver a experiência que o outro está vivendo. Podemos até ter o “racional”, mas não temos o “factual”. Além disso, o risco real e eminente gera medo – e isso é humano.

Empatia é um desafio. Nada como o tal skin in the game para mover as pessoas.

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Há alguns anos, Alistair Cockburn propôs um padrão bem interessante. Citando suas palavras, a ideia central é: Permitir que a interação com uma aplicação seja idência...
No post anterior, compartilhei um exemplo de como containers podem nos ajudar a deixar o código mais claro sobre os...
Mais uma vez, tive a honra de participar de um excelente bate-papo sobre microsserviços com o pessoal da Lambda 3....
No modelo C4, o diagrama de contexto descreve, com um nível de abstração bem elevado, um sistema de software indicando...
Nesses últimos tempos, com a pandemia, inaugurei novos hábitos e aposentei outros. Estou trabalhando muito mais, mas também, agora que...
Internalizei a definição de liderança do professor Falconi: Liderança significa bater metas, com o time, fazendo o certo. Assim como...

Inscrição realizada com sucesso!

No dia da masterclass você receberá um e-mail com um link para acompanhar a aula ao vivo. Até lá!

A sua subscrição foi enviada com sucesso!

Aguarde, em breve entraremos em contato com você para lhe fornecer mais informações sobre como participar da mentoria.

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?