Direito vs Privilégio

Superficialmente, direito e privilégio são conceitos que se aproximam e, eventualmente, se confundem. Mas, com um pouco de cuidado, ficam claras as diferenças.

Um direito é sempre partilhado pelo interesse comum. Um privilégio, por outro lado, é sempre particular. O direito é sempre público. O privilégio, com frequência, é privado.

Um direito pode ser para todos ou reconhecido por todos – logo, é sempre universal. Mesmo que não seja para todos é aceito por todos.

O simples reconhecimento de um direito, em uma Democracia, não o garante. Apenas autoriza a luta legítima para sua conquista. Assim, por exemplo, o direito a liberdade de expressão, por exemplo, não nasce de seu reconhecimento. Este, apenas autoriza a luta ativa pela sua efetividade. Da mesma forma, o direito a vida, ao tratamento igualitário, etc.

Com frequência, o estabelecimento de um direito anula um privilégio, daí motiva o conflito.

Todo direito que é tolhido de uma parte, mesmo que diminuta, converte-se em privilégio. Todo privilégio, quando tornado universal, converte-se em direito.

“Minoria”, tem origem em Kant no conceito de “Menoridade”. E, originalmente, servia para descrever pessoas em condição de dependência – esses, por não serem livres, não tinham escolha e… nem direito. Por isso, é uma forma péssima de descrever qualquer grupo!

Compartilhe este insight:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

O desenvolvimento de uma aplicação com ótima performance só é possível mediante considerações desde sua arquitetura. Otimizações pontuais de código,...
Uma ou duas vezes por ano tenho a oportunidade de encontrar, pessoalmente, o Ayende (líder técnico do projeto do RavenDB)....
The example which motivated this post comes from the excellent book Designing Distributed Systems by Brendan Burns (co-founder of the...
Um servidor de identidades é um artefato de sofware que centraliza os dados de usuários, bem como o processo para...
Em minha experiência, a inovação acontece a partir de um dos seguintes gatilhos: A área de negócios identifica uma demanda...
If you ask me one tip to improve the performance of your applications, it would be: Design your objects to...