3 Estratégias para Escalar Aplicações

Em minhas consultorias, quando questionado sobre escalabilidade, recorro sempre ao scale cube, compartilhado no excelente livro “The Art of Scalability”, como abstração para indicar as opções disponíveis.

A proposta é pensar alternativas para escalabilidade em três dimensões. Cada eixo, representando uma estratégia distinta, porém não exclusiva as demais.

  • Eixo X – Rodar múltiplas instâncias de um mesmo serviço, acessadas via balanceador de carga. Costumamos chamar aplicações que escalam dessa forma como “escaláveis na horizontal”, dado que o suporte a mais demanda é resolvido com a adição de mais unidades de computação (um outro servidor).
  • Eixo Z – Assim como ocorre no Eixo X, temos múltiplas instâncias de servidor, rodando exatamente o mesmo código. A grande diferença é que cada servidor trata apenas uma parcela dos dados. No lugar de um balanceador de carga, temos um Router identificando a demanda de cada requisição e encaminhando para o servidor responsável. Nesta dimensão, estamos falando sobre sharding.
  • Eixo Y – Diferentemente dos eixos X e Z, que rodam múltiplas instâncias idênticas da aplicação, a estratégia para o eixo Y é decompor a aplicação em diferentes serviços. Cada serviço, responsável por uma ou mais atividades relacionadas. Esta é a estratégia mais próxima da arquitetura baseada em microsserviços.

As três abordagens são extremamente poderosas e não excludentes. Podemos ter réplicas (Eixo X) tratando de um mesmo pedaço de dados (Eixo Z), por exemplo. A forma de pensar a escala será parte da definição arquitetural.

Se tiver interesse em entender mais sobre microsserviços, recomendo que acesse o Guia de Conteúdo para Microsserviços deste site.

Capa: Vladimir Kudinov

Compartilhe este insight:

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Neste post mostro como implementar um EventBus, utilizando RabbitMQ, em C#. Este código ainda está em desenvolvimento. Em breve, uma...
Recebi um bocado de feedback positivo para minhas palestras no Devxperience deste ano. Muita gente mandou e-mails solicitando, principalmente, os...
Há muito valor em saber como fazer as coisas. Entretanto, antes, é preciso saber o porquê. Conheço excelentes profissionais, profundos...
Investimos consideravelmente no planejamento estratégico de nossas organizações. Entretanto, a execução não tem sido tarefa fácil. Em minha interpretação, boa...
Crescer implica, invariavelmente, em aumentar a produtividade, ou seja, na melhoria da relação entre a capacidade de gerar valor e...
Este post foi originalmente publicado em 2015 (infelizmente, a postagem original não está mais disponível) Nesse post vamos implementar, passo-a-passo,...
× Precisa de ajuda?