Há dois conceitos de negócio, fundamentais, que qualquer um que queira avançar na carreira técnica precisa conhecer e entender.
O primeiro é o “custo de oportunidade”. Em termos simples, é o que você está deixando de fazer para fazer o que está fazendo agora. O que está ficando de lado?
Em um mundo onde há sempre muito mais pra fazer do que tempo e recursos para fazer as coisas, não basta determinar o que é importante. É importante ter clareza sobre o que é prioridade.
Muitas pessoas técnicas têm problemas para avançar em suas iniciativas por causa disso. Menosprezam o “custo de oportunidade” do que estão propondo e, por isso, acabam vendo suas sugestões preteridas.
O segundo conceito é o de “janela de oportunidade”. Na prática, é a data-limite para que alguma coisa seja feita, saia do papel. E aqui está o ponto: não adianta uma ideia ser importante se a janela para executá-la já fechou.
Às vezes, as janelas de oportunidade são reais. Outras vezes, são inventadas por gente que quer dar prioridade para coisas que não seriam prioritárias. Com isso, levam gente técnica a focar no que não tem assim tanta importância.
Gente técnica boa, em discussões com o negócio, precisa levar esses dois conceitos em consideração. Sempre. Caso contrário, acaba condenada a adotar postura reativa. Acaba coadjuvante quando poderia ser protagonista.