Sobre meus “cursos” de arquitetura de software, DDD, algoritmos e estrutura de dados

Há tempos sou questionado e “assediado” quanto a possibilidade de ministrar cursos. Entre os temas mais frequentes estão “Arquitetura de Software” e “Domain-driven Design” e “Algoritmos e Estruturas de Dados”. Infelizmente, nunca consegui associar essa iniciativa como prioridade para a forma como planejo minha carreira. Entretanto, recentemente, acho que consegui vislumbrar uma alternativa.

A proposição de valor da EximiaCo, minha empresa, é ajudar executivos e profissionais de tecnologia a acelerar e potencializar o lado digital das empresas. Para isso, desenvolvemos processos, pessoas e tecnologia com vistas a atender os objetivos de negócio, oferecendo serviços de consultoria, curadoria e assessoria. Por isso, atuo desenvolvendo “gente”, sim, porém, dentro das organizações que a EximiaCo atende.

Por outro lado, o envolvimento com a comunidade está no DNA da EximiaCo. Além de mim, todos os nossos consultores participam ativamente em eventos. Todos nós, também, produzimos e compartilhamos conteúdo em nossos canais oficiais. Recentemente, inauguramos nosso canal no YouTube.

Além de entrevistas com profissionais de grande relevância que respeito e admiro e exemplos pontuais de programação, pessoalmente, estou conduzindo três playlists:

  • Fundamentos de Arquitetura de Software, onde explico as práticas, padrões e técnicas envolvidas com essa atividade, de forma objetiva, sempre tentando conectar com a forma como ela é executada do dia-a-dia.
  • DDD do jeito certo, trabalhando conceitos práticos de Domain-driven Design, de maneira efetiva, conectando a teoria com a prática. A ênfase, é eliminar o discurso “de palco” e tentar conectar com as implicações reais, sem perder de vista que o objetivo é “atacar a complexidade no coração do software” e não criá-la.
  • Leitura comentada do SICP, apresentando esse clássico da computação e tentando “aprofundar” temas que não são fáceis de entender, mas são essenciais para a nossa profissão, como algoritmos e estruturas de dados.

O conteúdo que estou compartilhando está no mesmo nível de um curso. Entretanto, o formato não é bem esse. Todo conteúdo está disponível gratuitamente e, dentro do possível, tento responder todas as dúvidas que são compartilhadas nos comentários.

Oficialmente, não são “cursos”, mas, extra-oficialmente, são produzidos como se fossem. Não há matricula nem custos para aquisição. Interessado, inscreva-se no canal e comece já!

Compartilhe este insight:

8 respostas

  1. Excelente contribuição. Estou compartilhando com muitos colegas de profissão e discutindo os assuntos.

  2. O conteúdo gerado pela Exímia, gratuitamente, é rico em todos os sentidos. Estão de parabéns!

  3. Parabéns Elemar! Ótima atitude…
    Conhecimento é uma coisa que vc divide e se multiplica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Em setembro do ano passado, resolvi assinar a versão digital de um jornal, especializado em economia, de grande circulação no...
The following code contains some of the most common mistakes I have been seeing when reviewing code that deals with...
In a previous post, I wrote about how to support sagas using a Workflow Engine as Saga Execution Coordinator (if...
Publicado originalmente no meu blog em 2011 (infelizmente, este conteúdo não está mais disponível). Também publiquei no Linkedin. A publicação...
Você ainda acredita em estimativas? Nós, não. Embora aceitemos que ter uma boa ideia de esforço e prazo sejam diferenciais...
Como você pode se considerar um profissional se você não sabe se todo seu código funciona? Como você pode saber...