Grupo de estudos
|
Quer alcançar o próximo nível em tomada de decisão e estratégia? A Teoria dos Jogos é sua arma secreta. Nesta aula, explore como essa teoria molda as interações e decisões em ambientes competitivos e colaborativos. Aprenda a analisar cenários, prever comportamentos e elaborar estratégias que lhe conferem vantagem. Desde negociações empresariais a campanhas de marketing, a Teoria dos Jogos é uma ferramenta versátil com aplicações em diversos campos. Equipe-se com conhecimento e torne-se um estrategista imbatível.
Masterclass
Grupo de Estudos
Data da aula ao vivo
Após esta data, a gravação da aula ficará disponível na plataforma.
Duração
2 horas de aula*
+ aproximadamente 1h30min de pós-aula para quem participar da aula ao vivo.
A teoria dos jogos é um campo da matemática e da economia que estuda a tomada de decisões estratégicas em situações onde o resultado de uma ação depende das escolhas feitas por outras partes envolvidas. Ela busca analisar e modelar as interações entre indivíduos, empresas ou organizações em contextos competitivos ou cooperativos.
Em vez de focar nas decisões individuais isoladas, a teoria dos jogos concentra-se na análise de cenários onde cada participante enfrenta várias opções possíveis e deve levar em conta as escolhas feitas pelos outros envolvidos. Essas interações podem levar a diferentes resultados, como cooperação, competição ou até mesmo situações de conflito.
A teoria dos jogos é aplicada na reputação e marketing pessoal para tomar decisões estratégicas e construir uma imagem positiva. Ela auxilia na comunicação, adaptando a abordagem com base nos incentivos e motivações das pessoas com quem interage, fortalecendo suas conexões profissionais. Também contribui para o posicionamento no mercado, ao analisar a concorrência e adaptar estratégias para destacar suas habilidades.
Além disso, a teoria dos jogos ajuda a construir uma marca pessoal autêntica e alinhada com valores e objetivos, atraindo as pessoas certas e mantendo relacionamentos saudáveis. Na gestão de conflitos, previne possíveis problemas e permite resolvê-los harmoniosamente. Na negociação, compreende estratégias alheias para buscar acordos vantajosos.
Em suma, a aplicação da teoria dos jogos no marketing pessoal proporciona uma abordagem estratégica para alcançar o sucesso e uma reputação positiva em várias áreas da vida.
Para ter acesso a esta masterclass, realize a sua inscrição no grupo intensivo de estudos de Reputação e Marketing Pessoal e construa a reputação certa para conseguir acesso às melhores oportunidades e conquistar os melhores resultados.
As sessões de masterclass acontecem uma vez por mês ao vivo e aprofundam o entendimento de conceitos atuais que impactam diretamente a carreira dos alunos, auxiliando na elaboração de estratégias adequadas para alcançar resultados positivos.
Invariavelmente, tem muito mais sucesso na carreira quem aprende a jogar o “jogo corporativo”.
Quem sabe jogar antecipa comportamentos, consegue pensar melhor a estratégia competitiva, dentro e fora de casa, planeja certo as alianças e também a cooperação e sem dúvidas sabe negociar muito melhor.
É exatamente por isso que a próxima Masterclass do meu grupo de estudo sobre reputação e marketing pessoal vai tratar de Teoria dos Jogos. Deixa eu te ajudar a ser um jogador muito melhor do jeito certo.
Construa a reputação certa para conseguir acesso às melhores oportunidades e conquistar os melhores resultados.
Confira outros conteúdos que também serão abordados nesta masterclass:
Eu sempre soube que em toda empresa há uma espécie de “jogo corporativo” acontecendo o tempo todo, mas tudo ficou muito mais claro e muito mais fácil quando aprendi sobre a teoria dos jogos.
Deixa eu te explicar um pouco melhor a “ideia da coisa”. Sempre que você toma uma decisão que afeta os resultados dos outros e as decisões deles afetam também os seus resultados, saiba, você está em um jogo.
Se as decisões que te levam ao melhor resultado também ajudam os outros a terem os melhores resultados, então você está em um jogo colaborativo. Caso contrário, você está em uma competição.
É ingenuidade pensar que as pessoas vão colaborar quando o jogo é sobre competir. Aliás, dependendo dos estímulos, não se pode simplesmente assumir que todo mundo vai ser “bonzinho” ou “certinho”.
Se as lideranças modelam o dia a dia como uma competição, esperar colaboração só pode ser expressão de cinismo ou de incompetência.
Quem são as pessoas envolvidas nos seus jogos no dia a dia? Elas são colaborativas ou competitivas? Será que precisa ser assim? E se fosse diferente? Como seria o ambiente que você trabalha? Você está feliz com os jogos que está jogando?
Quer desenvolver pensamento estratégico para liderar, para se diferenciar no mercado? Então comecemos pelo básico, tá? Estratégia é sempre sobre competir ou cooperar, exatamente como na teoria dos jogos.
Qualquer estratégia depende de que reconheçamos quais são as nossas melhores competências e que façamos o melhor uso delas. Mas não para por aí. Pensar estrategicamente é arte de superar um “adversário” sabendo que ele está tentando fazer a mesma coisa com a gente. Mais do que isso, também é arte de encontrar maneiras de cooperar mesmo quando o suposto “adversário” não está necessariamente se importando conosco. Mas ó, sempre sendo justo.
A teoria dos jogos ensina exatamente como evidenciar o que nos é mais favorável, analisando cenários e participantes, delineando quais são as alternativas estratégicas que temos à disposição. Trata-se de um método com eficácia comprovada para pensar a estratégia do jeito certo.
Competir ou cooperar? Depende. Competimos para sobreviver, mas é cooperando que crescemos.
Preencha os dados a seguir para iniciar o seu cadastro no Grupo Intensivo de Estudos de Reputação e Marketing Pessoal:
Preencha os dados a seguir para iniciar o seu cadastro no Grupo Intensivo de Estudos de DDD do Jeito Certo:
Preencha os dados a seguir para iniciar o seu cadastro no Grupo Intensivo de Estudos de Padrões de Projeto:
Preencha os dados a seguir para iniciar o seu cadastro no Grupo Intensivo de Estudos de Algoritmos e Estruturas de Dados: