15/05/2024

Sobre força e coragem…

Comecei hoje a leitura e exegese do livro de Josué. Segundo a tradição judaica, Josué sucedeu Moisés, o libertador do povo de Israel.

No primeiro capítulo do livro, que continua a jornada narrada no Pentateuco, logo após a morte de Moisés no último capítulo de Deuteronômio, Deus ensina a Josué que ele precisaria de força e coragem. Aqui está uma lição importante para você e para mim!

Veja, é a força que permite aos líderes suportar períodos difíceis sem se desviar de seus objetivos. Já a coragem, capacita-os a tomar decisões difíceis e a enfrentar desafios diretamente, mesmo quando há riscos significativos envolvidos.

Josué, sem dúvidas, precisava de muita força e coragem. Eu também!

Hoje enfrentamos desafios gigantescos. A catástrofe que assola o Rio Grande do Sul, devido às cheias, demanda das lideranças, mais do que nunca, força e coragem.

Quando tudo ao nosso redor parece ruir ou ser impossível de suportar, cabe à liderança ser o suporte, a base firme para a reconstrução, não apenas de casas destruídas, mas também das relações e da normalidade.

Força e coragem. Precisamos delas. Onde encontrá-las?

A força é a base da resiliência. Juntas, força e coragem inspiram. Sem qualquer uma delas, não há sustentação de princípios. Força junto com coragem resulta em integridade.

Dentro e fora das empresas, força e coragem são necessárias para garantir a firmeza de propósito, pois os desafios são muitos.

Liderar implica ser questionado. É necessário ter força e coragem para persistir, além de humildade para reconhecer a necessidade de formar uma “armadura psicológica forte”.

Me pergunto se tenho uma “armadura psicológica forte”. Como lido com as críticas e desafios no meu dia a dia?

Força e coragem me dão a base para parar, olhar o mapa e, quando necessário, ajustar a rota. Aliás, sem força ou coragem não há transformação. Elas dão a capacidade de mudar o que precisa ser mudado no “entorno”, mantendo a integridade no “interno”.

Força e coragem são, de fato, fundamentos para a liderança.

Como posso cultivar essas qualidades em minha vida? Talvez eu possa começar com pequenas ações diárias que me desafiem a ser melhor e mais forte. Mas preciso ser humilde e reconhecer que não desenvolverei toda minha força sozinho. Nem coragem.

Preciso de gente com força e coragem comigo. Para ter, nos outros, a quantidade de força e coragem que preciso, mas que não cabe em mim.

Mais do que dos outros, preciso de Deus. Aliás, Nele está a força e a coragem em níveis infinitos.

A coragem é a primeira das qualidades humanas porque é a qualidade que garante todas as outras.

Churchill

Força. Coragem.

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks interativos
Ver todos os comentários

Últimos posts

15/03/2025

0
Quero saber a sua opinião, deixe seu comentáriox

A sua subscrição foi enviada com sucesso!

Aguarde, em breve entraremos em contato com você para lhe fornecer mais informações sobre como participar da mentoria.

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?