Você não imagina quantas pessoas técnicas talentosas travam na carreira porque não sabem apresentar suas ideias com clareza e convicção. O curioso é que muitas nem perceberam que essa habilidade é decisiva. E quem percebeu, geralmente não sabe por onde começar.
Quantas vezes você viu alguém comprometida falar algo importante, mas ser completamente ignorado? Depois, essas recomendações ignoradas se transformam em problemas enormes que poderiam ter sido facilmente evitados. Situações simples viram incêndios, trazendo estresse, correria e noites mal dormidas justamente para as pessoas mais comprometidas.
E o problema não acontece apenas com pessoas técnicas lidando com áreas não técnicas. Às vezes, pior do que um gerente que não entende é aquele colega resistente, que se recusa a entender. Você chega animado com uma nova ideia, mas encontra barreiras exatamente de quem deveria te apoiar. Em vez de apoio, mais um “balde de água fria”.
Mas posso garantir uma coisa: não precisa continuar assim.
Foram anos errando, acertando e aprendendo até que descobri como ser ouvido de verdade. Hoje, participo de reuniões com executivos que dizem ter só 15 minutos, mas acabam ficando horas comigo. Por quê? Porque eu falo exatamente o que eles precisam ouvir, na linguagem que entendem, destacando claramente o valor e os resultados da minha proposta. Também desenvolvi técnicas para conquistar até o colega mais difícil.
Como consegui isso?
Depois de muitos anos enfrentando a “indiferença interessada” e o “interesse indiferente”, desenvolvi estratégias práticas e comprovadas que envolvem:
- Utilizo “frameworks narrativos” – um conjunto de técnicas de eficiência comprovada – que me ajudam a pensar e dizer o que precisa ser dito de forma clara e direta.
- Entendi o que ajuda e o que atrapalha na construção da minha autoridade.
- Aprendi a falar sobre o que realmente importa para gente do negócio.
Ainda perco algumas batalhas, claro, mas venho vencendo cada vez mais guerras.
Te garanto: com técnica correta, treino e tempo, o que hoje é natural para mim também será natural para você.
Quer descobrir exatamente como fazer isso? Vou mostrar tudo numa masterclass gratuita.
Continuar sendo ignorado é uma escolha sua!