25/07/2024

Aprendendo com os escoteiros

Sempre deixe o acampamento em uma condição melhor do que aquela em que o encontrou.

Trata-se de um conceito simples, mas poderoso. Uma máxima que, ouvi dizer, é seguida por todos os escoteiros.

Não estamos aqui fazendo quaisquer considerações sobre o estado em que se encontra o acampamento. Também não estamos falando sobre deixá-lo nas melhores condições possíveis. O que se pede é, simplesmente, que se deixe as coisas melhores.

Essa ideia, aparentemente ingênua, é poderosa! Não acha? Imagine se todos a aplicássemos em todas as áreas de nossas vidas. Todos os dias, para cada coisa, devemos sempre deixar tudo em condições melhores do que encontramos. Imagine o impacto positivo para o próximo ou, quem sabe, para nós mesmos.

Na prática, isso se traduz na busca pela melhoria contínua e incremental. Um antídoto para a paralisia por análise excessiva. A cura para o ansioso na busca pela perfeição. Um passo consistente na direção certa.

Eu sempre fui perfeccionista. Recebo sempre como feedback que minha “barra é muito alta”, que sou difícil de agradar. Confesso que isso é verdade. Sou exigente mesmo, principalmente comigo. No passado, em um projeto em que atuei e um dos primeiros grandes fracassos que experimentei em minha trajetória, senti na pele o peso de esperar pelo perfeito. Passei meses tentando desenvolver um modelo de dados que suportasse as demandas de uma aplicação inovadora que ajudei a conceber. Por não me permitir o incremental, não entreguei nada.

Com o tempo, entendi que compartilhar, o mais cedo possível, os resultados do meu trabalho me ajuda a controlar a minha ansiedade e a dos outros. Mais que isso, abre espaço para a colaboração. Hoje, na empresa, tento compartilhar o que estou fazendo o tempo todo. Meu desafio, agora, é convencer os outros de que essa é a melhor estratégia para eles também.

Há meses, comecei a desenvolver uma ferramenta que gera e apresenta indicadores. Chamo-a Omniscope. Perfeita? Longe disso. Mas, a cada dia, ela vai cumprindo um pouco melhor o papel que projetei para ela. Uma das aplicações que dou ao Omniscope é gerar uma visualização dos projetos que se distanciam da rotina operacional. A primeira visão que criei era bem simples, quase simplória. Esses dias, recebi recomendações simples, mas que se mostraram tremendamente eficazes. Pediram para que eu colocasse alguns filtros e algumas “consolidações” resumindo números que já eram exibidos, só que não de forma tão simples. O painel ficou muito melhor.

Outro dia, pensava em adicionar uma tela cheia de campos e opções que permitiriam a algumas pessoas da empresa ver qualquer coisa. A recomendação que recebi? Fazer o oposto. Entregar telas simples que deixassem mais claro o que eu espero que as pessoas vejam. Usar a interface como uma forma de comunicação. Brilhante!

Cada pequena ação que tomamos para melhorar algo ao nosso redor contribui para um impacto maior ao longo do tempo. Um legado positivo. Se cada um de nós fizer um pouco, juntos podemos criar um mundo melhor, um pequeno passo de cada vez. Todos os dias, todos, em um mundo um pouco melhor.

Minha barra é alta. Mas, minha ansiedade é maior.

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks interativos
Ver todos os comentários

Últimos posts

15/03/2025

0
Quero saber a sua opinião, deixe seu comentáriox

A sua subscrição foi enviada com sucesso!

Aguarde, em breve entraremos em contato com você para lhe fornecer mais informações sobre como participar da mentoria.

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano anual do Clube de Estudos:

Crie sua conta

Preencha os dados para iniciar o seu cadastro no plano mensal do Clube de Estudos:

× Precisa de ajuda?