Sobre a importância de um bom “repertório”

Nem todos os problemas podem ser resolvidos da mesma forma. Nem toda ferramenta é apropriada para todo tipo de trabalho.

A frase acima é óbvia, mas o óbvio nem sempre é facilmente aplicável.

Hoje, temos inúmeras opções de linguagem, frameworks, bancos de dados, mecanismos de mensageria, etc. Cada uma destas com pontos fortes e com pontos fracos. Algumas mais indicadas para determinados contextos do que outras.

A palavra importante aqui é CONTEXTO. Nem sempre a ferramenta mais ajustada para um problema, no sentido puramente técnico, é a mais indicada para o contexto do problema. São partes do contexto, por exemplo, além do problema em si, a equipe que irá atacar o problema e quem está pagando pela solução. Com frequência, é economicamente mais sensato optar pela “segunda melhor ferramenta para o problema” em virtude das características do time ou do ambiente.

Como profissionais, fica a nossa responsabilidade de termos um bom repertório. Ou seja, de conhecermos ferramentas que possam resolver o problema de forma mais ajustada ao contexto. Quanto mais amplo nosso repertório, maior a quantidade de problemas que iremos conseguir atacar e resolver, e mais diversificados os contextos onde conseguiremos atuar.

É importante termos em consideração, entretanto, que manter um repertório amplo custa caro – tanto em virtude do tempo necessário, quanto da quantidade de dinheiro. Precisamos ser criteriosos sobre o que aprender e quando aprender. Tentar saber tudo é o atalho mais fácil para não saber nada.

Antes de selecionar algo para estudar, é importante ter noção clara do contexto em que se está inserido e, principalmente, sobre o contexto que se deseja inserir. Saber onde está e onde quer chegar é fundamento para o desenvolvimento do repertório correto e economicamente razoável.

Ao planejar seu repertório, preocupe-se em superar as demandas dos contextos em que atua hoje e em atender as demandas dos contextos onde pretende atuar.

Há quem defenda que o mercado remunera raridade. Eu acho que essa crença é parcialmente verdadeira. Eu acredito que o mercado remunera a capacidade de gerar valor – gastando menos ou ganhando mais. A única maneira de atender essa condição é tendo  o repertório apropriado e isso deve ser feito de forma regrada.

Por fim, é sempre bom dedicar algum tempo (diminuto) para estudar algo exótico. As vezes temos boas surpresas e oportunidades graças ao estudo despretensioso.

Compartilhe este insight:

Uma resposta

  1. Costumo abrir vários links de artigos para leitura, e sofro com uma overdose de conteúdo diverso, que me dá um repertório legal, mas não sinto isso se transformando em resultados mais expressivos no meu dia-a-dia. Depois de repassar minhas 35 abas de artigos, vou mudar essa estratégia, fazendo estudos mais on-demand, focados nas necessidades que forem surgindo. O mundo #tec gira muito rápido, e se não dosarmos, é como você disse no artigo, passamos mais tempo estudando do que realizando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Elemar Júnior

Sou fundador e CEO da EximiaCo e atuo como tech trusted advisor ajudando diversas empresas a gerar mais resultados através da tecnologia.

Mais insights para o seu negócio

Veja mais alguns estudos e reflexões que podem gerar alguns insights para o seu negócio:

Em todos esses anos tenho recebido relatos de desenvolvedores projetando sistemas com belas arquiteturas. Muitos deles tem levantado um bocado de questões...
Na Guiando, a área de Implantação também está adotando Kanban (Não ficamos restritos ao desenvolvimento). Começando por lá, resolvemos adotar...
No último post desta série, tratamos da “Lei do Retorno Acelerado”. Sabemos que negócios digitais tem crescimento potencialmente exponencial. Neste...
If you are interested in performance, you need to know more about CUDA. From the official website: CUDA® is a...
This is another post about how to implement a basic Search Engine. Previously, I explained: how to produce an inverted...
Há pouco mais de um ano, assumi o compromisso de ajudar, como CTO, a Guiando a escalar seu negócio e...